Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Dia do Engenheiro de Seg NOV2020

Dia 27 de novembro celebra-se uma data muito importante para vida e a segurança de trabalhadores e sociedade. É o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho. A diretoria da Apaest parabeniza todos os profissionais que fazem da profissão um "sacerdócio" em defesa da vida.

 

Engenharia de Segurança do Trabalho para garantir a vida de todos

Diferentemente do ditado popular “salve-se quem puder”, a Engenharia de Segurança do Trabalho existe para salvar todos que desenvolvem uma atividade laboral. Para tanto, as empresas devem valorizar mais os profissionais e devem atuar mais nos projetos e salvaguardar a integridade física dos trabalhadores.

Como atestam os profissionais da área, cada minuto vale ouro para a segurança do trabalho. Com as constantes e rápidas mudanças de processos industrias, produtivos e com a disseminação do trabalho remoto por causa da pandemia do novo coronavírus, a área ganha ainda mais relevância e precisa acompanhar todas as mudanças para dar respostas efetivas para garantir a vida dos trabalhadores e também da sociedade.

Os engenheiros de segurança do trabalho exercem com responsabilidade o trabalho de mostrar o que deve e o que não deve estar no meio ambiente do trabalho. O que é certo o que é errado. Os perigos não dão uma segunda chance, tampouco mandam avisos. Eles acontecem. Mutilam. Ceifam vidas. No rastro de um acidente, que deve e pode ser evitado, cria-se sempre uma história de problemas e dores.

A Engenharia de Segurança trabalha com a prevenção, com a antecipação dos riscos. E a antecipação prevê monitoramento com três linhas de ação: reconhecer o problema, avaliar a extensão do problema e controlar com medida de proteção coletiva os problemas encontrados. Todo sistema tem falham, por isso é fundamental o trabalho deste profissional em todos os locais de trabalho para saber quais são os pontos falhos e elaborar um plano de emergência para atuar. Fechar os olhos como se tudo estivesse correndo bem é um “crime anunciado”.

Se a Engenharia de Segurança estiver presente e for aplicada em todas as fases do empreendimento (projeto, execução, ampliação, operação, manutenção e fiscalização) com certeza cada vez mais os riscos de acidentes são afastados, porque a palavra-chave é se antecipar aos riscos e corrigi-los no seu nascedouro, na sua origem.

Trabalhar com a prevenção é fundamental, nesse sentido, é imprescindível resgatar o papel de liderança do Engenheiro de Segurança no chão das fábricas e das obras.

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.