Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Coronavírus Apaest

A Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho do Estado de Pernambuco (Aespe) publicou a nota técnica “Recomendações de Engenharia de Segurança do Trabalho contra o novo coronavírus” com contribuições muito boas e responsáveis, sob a ótica do saber técnico e científico, para que os trabalhadores de todas as profissões, e a própria sociedade, se protejam da melhor forma possível.

Aespe lança trabalho técnico de prevenção ao novo coronavírus no ambiente de trabalho

A contribuição técnica como ressalta a Aespe visa proporcionar mecanismos à sociedade no “combate aos efeitos do novo coronavírus no ambiente de trabalho”.

A seguir, transcrevemos a introdução do trabalho, que pode ser acessado pelo link que disponibilizado ao final do texto:

Durante um surto de pandemia é de responsabilidade dos empregadores o planejamento das ações, processos, treinamento das equipes de trabalhadores, e outras atividades visando à garantia de práticas de trabalho seguro, propiciando a prevenção e proteção dos mesmos nos atendimentos e desenvolvimentos de suas atividades.

Reconhecer a vulnerabilidade dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades e a exposição aos agentes que se encontram no ambiente laboral em diferentes graus são os pontos fundamentais para a implementação das medidas de controle que possam evitar ou minimizar os efeitos resultantes da contaminação, reduzindo ao máximo possível a ocorrência de afastamento e perdas humanas.

O novo coronavírus é de alta patogenicidade, sendo considerado microrganismo de grande relevância epidemiológica, com alto potencial de disseminação. Portanto, as ações de prevenção para o trabalho seguro constituem-se um dos grandes desafios hoje para a saúde pública mundial, seja por seu impacto na morbimortalidade da pandemia em determinados grupos de risco, seja pela possibilidade da emergência de atendimento.

Durante um surto de pandemia é de responsabilidade do engenheiros de segurança do trabalho o planejamento das ações, processos, treinamento da e outras atividades visando à garantia das práticas de trabalho seguro, propiciando a prevenção e proteção dos mesmos nos atendimentos e desenvolvimentos de suas atividades.

Reconhecer a vulnerabilidade dos trabalhadores no desenvolvimento de suas atividades e a exposição aos agentes que se encontram presentes no meio ambiente laboral em diferentes graus são os pontos fundamentais para a implementação das medidas de controle que possam evitar ou minimizar os efeitos resultantes da contaminação, reduzindo ao máximo possível a ocorrência de afastamento e perdas humanas.

>> Clique aqui para ler o trabalho na íntegra

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.