A Apaest está preocupada com a possível redução de 90% nas Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança e saúde no trabalho
Apaest repudia qualquer ação que signifique retrocesso na área de segurança do trabalho
A Associação alerta e aponta fatores de preocupação com a redução de 90% das NRs, no País, conforme declaração do presidente da República Jair Bolsonaro.
A propositura de relaxamento das normas de saúde e segurança do trabalho significam entoar um discurso essencialmente incoerente e economicamente perigoso.
O Brasil figura no cenário internacional como o quarto país do mundo em números de acidentes de trabalho.
As normas regulamentadoras do extinto Ministério do Trabalho cumprem, no campo laboral, a função constitucional de tutela da pessoa humana.
Assim se faz necessária a participação de órgãos técnicos para que essa redução não comprometa o trabalho já realizado pela Engenharia de Segurança do Trabalho ao longo dos últimos anos, objetivando reduzir os números alarmantes de acidentes que acontece com nossos trabalhadores anualmente.
É preciso dialogar com a sociedade civil organizada as reformas da NR´s de forma transparente e garantir a segurança de nossos trabalhadores.
A Apaest repudia toda e qualquer ação que traga retrocesso para a segurança do trabalhador; mas também aprova toda ação que busca uma maior desburocratização e crescimento econômico. Assim acredita que uma reforma geral das NR´s de forma sustentável só é possível com a participação efetiva das áreas técnicas do setor.
Nossa Missão
A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.
Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.