Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Brumadinho 3 FotosPúblicas 600

Nada deve ser desculpa para se permitir um acidente, menos ainda um acidente de grandes proporções, agora permitir a repetição deste acidente é irresponsabilidade, negligência; é não respeitar a vida da população e dos funcionários, é desrespeitar as leis. É crime!

Opinião - É crime!

Antonio Carlos Silva dos Santos*

As leis, sabemos, existem para serem cumpridas, porém não é o que está acontecendo. Falta empenho dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, todos os interessados nos impostos abrem mão das riquezas do Estado e da vida da população. Mas também há outros responsáveis, por exemplo, o Sistema Confea/Crea que não fiscaliza adequadamente.

É fato que no acidente anterior da mineradora acontecido em 2015 (em Mariana), após passado tanto tempo não foram punidos os responsáveis nem indenizadas as vítimas, como também não realizaram ações para restaurar a região e o meio ambiente.

No caso do último acidente, agora em janeiro de 2019, tivemos que suportar o pronunciamento do presidente da mineradora Vale, que veio a público dizer que sempre cumpriu as leis. Este é o maior desrespeito que pode acontecer: matar vários seres humanos (funcionários, terceirizados, população moradora etc.), além de causar danos enormes à natureza. Cidades foram destruídas, mas, mesmo tendo causado todos esses desastres, o executivo diz que está cumprindo a legislação.

É neste cenário que temos vivido há muito tempo. Empresas que se intitulam gigantes e poderosas, mas que no momento de aprovar um projeto que sabidamente põe em risco vidas humanas, cidades e a natureza de uma região, optam pela condição mais barata mesmo sabendo dos riscos que envolvem a escolha do projeto inseguro. Junto a eles encontram-se profissionais que se intitulam técnicos, porém na realidade aceitam assinar projetos incompletos, irregulares e inseguros, desconsiderando a análise de risco, sempre justificando com a desculpa de que se não fizerem assim, perderão o emprego e outros aceitarão fazer.

Apoiamos a tecnologia e o desenvolvimento, porém devemos priorizar o ser humano (a população) e o meio ambiente.

Editado Antonio Carlos Apaest
* Engenheiro Industrial Mecânico Engenheiro de Segurança do Trabalho; vice-presidente da Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apaest) e Conselheiro Suplente do Crea-SP

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.