Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Revista Fundacentro

A Revista Preven, publicação do Instituto Preven foi lançada na noite de quinta, 20, no auditório Edson Hatem na sede da Fundacentro em São Paulo.

Revista no segmento da SST é lançada na Fundacentro

Com a participação na mesa de abertura do Presidente do Instituto Preven, Edson Rildo; o Presidente em Exercício da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes; Olavo Fernandes Maciel (Diretor Editorial), José Valverde Machado Filho (Coordenador da Codeagro) e Washington Santos (Maradona), representante da bancada dos trabalhadores junto à Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), o evento de lançamento contou com a apresentação do vídeo institucional do Instituto Preven e apresentação da revista.

>> Clique aqui para conhecer e ler a revista

De periodicidade bimestral, a Revista Preven terá 11 seções divididas por cores diferenciadas que irão abordar pautas voltadas para Boas Práticas; Normas Regulamentadoras; Risco Ocupacional; Proteção ao Trabalhador; Trabalhadores; Saúde Ocupacional; Artigos; Tecnologia; Entrevista; Produtos e Serviços e Coluna do Trabalhador.

Nas versões impressa e digital, a Revista Preven traz um diferencial que é a realidade aumentada, onde o leitor poderá ver com detalhes, as imagens sobre alguns tipos de órgãos do corpo humano, ou até mesmo situações de trabalho, combinando o efeito virtual com o ambiente real.

O projeto editorial da revista será de caráter transversal, onde um único tema estará presente nos mais diversos segmentos do trabalho, além de possuir caráter informativo e educativo. “A Revista Preven nasce de uma mistura entre a realidade do Brasil e o atual quadro epidêmico de acidentes do trabalho. A revista é um processo de informação que pode levar conteúdo e conhecimento às pessoas”, destacou o Cientista Político e Presidente do Instituto Preven, Edson Rildo.

Para o Presidente em Exercício da Fundacentro e Presidente do Conselho Editorial da Revista Preven, Robson Spinelli Gomes, que se considera privilegiado pelo convite para atuar como Presidente do Conselho Editorial, a parceria com o Instituto Preven e agora o lançamento da revista, reforçam a necessidade de levar ao trabalhador mecanismos de prevenção e de linguagem acessível. “A revista não terá um caráter politico, mas trará pautas que possam resultar em ações que garantam melhorias no ambiente de trabalho e consequentemente aos trabalhadores”, afirmou Spinelli.

A diversidade será um dos pontos a serem pautados pela revista. Em sua primeira edição, o tema “mulher no mercado de trabalho” discute o empoderamento, as diferenças salariais e discrepâncias na ocupação de cargos políticos. Na visão do Diretor Editorial, Olavo Fernandes Maciel, a revista deverá alcançar diferentes públicos e estar presente também nas escolas, a fim de promover um debate sobre o tema segurança e saúde no trabalho.

A segurança alimentar também irá compor a edição da revista. De acordo com o coordenador da Codeagro, a agenda contemporânea de agricultura alimentar tem uma grande interface com vários setores e também com a segurança do trabalho. “Quando conversei inicialmente com os idealizadores do projeto, consegui enxergar a intersetorialidade do tema, como também entendo que devemos ter a responsabilidade compartilhada nesse sentido”, reforçou José Valverde.

No encerramento da mesa, o representante dos trabalhadores na CTPP, Maradona, reforçou a composição da comissão, as principais ações realizadas e anunciou a criação de um grupo de trabalho que irá retomar a discussão da NR-10 e incluir no tema portadores de deficiência, a possibilidade do empregador solicitar junto ao fornecedor, equipamentos de proteção individual adaptados ao trabalhador portador de deficiência.
Conheça a Revista Preven.

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.