Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Conest 2018

A Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apaest) informa a realização do 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), que ocorrerá de 17 a 19 de outubro em Natal (RN). Como salienta o presidente da Apaest, Maurício Cardoso Silva, é "uma grande oportunidade para discutirmos os rumos do setor frente aos novos desafios".

Vem aí o 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho 

Com o tema "Os desafios da segurança do trabalho nos dias atuais", o Conest terá como principal objetivo promover o bom debate entre engenheiros de Segurança do Trabalho de todo o País sobre os principais problemas que afetam a área, visando avanços nas melhorias das condições de trabalho e eficácia na gestão. Além de difundir a Engenharia e em especial a de Segurança do Trabalho, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, promovendo o prevencionismo.

A segurança no trabalho no Brasil, já há bastante tempo, notadamente a partir da vigência da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, passou a ser um assunto da mais alta relevância. Naturalmente, sua efetiva prática nas empresas e organizações de uma forma geral vem tornando-se uma realidade progressivamente. Mas, hoje, é possível afirmar que muitos avanços já ocorreram na prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O setor da indústria da construção civil pode ser citado como um dos segmentos econômico que tem experimentado avanços notáveis nessa área, ainda que se reconheça que muito há por ser feito em matéria de segurança do trabalho.

A Portaria 3.214/78 – Ministério do Trabalho e Emprego, instituindo as Normas Regulamentadoras (NR), por força do Art. 200 da CLT, cumprem papel preponderante nessa caminhada. A constituição Federal de 1988, no Art. 7º, inciso XXII, ao se referir aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, menciona a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Assim, ratificou a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

O engenheiro de segurança do trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja coordenando equipes multiprofissionais, seja desenvolvendo projetos e ações prevencionistas, ou mesmo atuando como Perito Trabalhista.

Atualmente, de acordo com dados estatísticos do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), são 41.739 profissionais dessa modalidade da Engenharia, no País, ativos cadastrado, nos conselhos regionais de Agronomia e Engenharia.

Nesse cenário, entende-se importantíssima a realização de eventos como esse congresso que abre oportunidade para os profissionais que atuam nessa área para buscar atualização técnica, científica e legislativa, contato com experiências bem sucedidas em segurança e saúde no trabalho, além de integração da classe.

>> Mais informações e inscrição clique aqui

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.