Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Crea Unesp Apaest

No dia 19 de junho último, o Crea-SP e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) deram andamento às tratativas para a definição de um convênio entre as duas entidades para oferecer cursos de pós-graduação à capacitação técnica e ao aprimoramento de profissionais da área tecnológica.

Em dezembro último, Crea-SP, Unesp e Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) assinaram protocolo de intenções com o objetivo de regular a cooperação técnico-cientifica entre as instituições para o desenvolvimento do projeto “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”.

Com o projeto, as entidades objetivam transferência de conhecimentos, capacitação técnica e aprimoramento profissional na área de inovação tecnológica e novos negócios, a baixo custo, para os profissionais registrados no Crea-SP.

O curso de pós-graduação será composto por quatro módulos sequenciais de 90 horas/cada, com aulas à distância intercaladas por aulas presenciais, para as quais será utilizada a estrutura dos campi da Unesp e demais universidades conveniadas com as associações profissionais locais.

“Estamos buscando toda a segurança jurídica, administrativa e acadêmica para oferecer um serviço de qualidade”, ressaltou o Presidente do Crea-SP, acrescentando que “O ensino nas escolas de engenharia não mudou, o que mudou muito foi o entorno das universidades, o mercado, as indústrias”.

“É importante flexibilizar a formação dos engenheiros, pois isso nos permite flexibilizar o ensino da engenharia dentro da própria universidade”, destacou o Reitor da Unesp. Sandro Roberto Valentini.

O presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese Marinelli, disse ainda que todo o trabalho será feito com o auxílio das associações profissionais locais. “Há uma carência muito grande por este tipo de serviço, não só pelo Conselho, mas também pelas entidades”, frisou.

“O convênio será rigorosamente uma parceria entre as entidades: não é uma encomenda de curso do Crea para a Unesp/Univesp; ao final do processo, a Unesp/Univesp será a proprietária intelectual do acervo gerado nesse convênio”, destacou o coordenador João Fernando Custódio da Silva, da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura e coordenador adjunto da CEEIT.

O projeto piloto está direcionado para atender 1.500 estudantes, número considerado relativamente pequeno para aplicação das técnicas do ensino à distância, calculado de forma a atender todo o Estado, consideradas as mais de 230 unidades do Conselho e a presença de associações profissionais em todas as regiões administrativas do Crea-SP.

A iniciativa é considerada inédita no País por membros da Associação Brasileira de Educação em Engenharia – Abenge. Atualmente a minuta de convênio encontra-se em tramitação nos órgãos colegiados da Unesp e o projeto já conta com plano de trabalho, projeto pedagógico e plano de referência.

Pelo Crea-SP, participaram da reunião o Presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; o Prof. Dr. Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, Coordenador da Comissão Especial de Educação e Inovação Tecnológica – CEEIT; o Prof. Dr. Engenheiro Cartógrafo João Fernando Custódio da Silva, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura e Coordenador adjunto da CEEIT; e o Assessor da Presidência, Dr. Walmir de Gois Nery Filho. Pela Unesp, participaram o Reitor Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini; e os Assessores de Gabinete da instituição, Profs. Drs. Edson A. Capello Sousa e José Paes de Almeida Nogueira Pinto.

Fonte: Com informações do Departamento de Comunicação do Crea-SP. Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.