Todos os dias, mais de 100 voos decolam ou pousam em Congonhas, o que o coloca na lista das pontes aéreas mais movimentadas do mundo ao lado do Santos Dumont (Rio de Janeiro), principal destino de quem parte do aeroporto localizado na zona sul de São Paulo. O trabalho é cronometrado e muito intenso – são algumas centenas de pessoas, bagagens e refeições circulando a cada hora, sem falar na própria administração do tráfego aéreo.
Para otimizar esse gerenciamento e reduzir custos no processo, a GTP-EazyComm, empresa responsável pela automação de Congonhas, e a Infraero, responsável por sua operação, adotaram um sistema baseado em sensores GPS da Zebra Technologies capaz de monitorar e controlar o acesso à rampa de um dos principais aeroportos brasileiros.
A solução rastreia, em tempo real, todos os veículos e equipes que atuam na rampa (nome dado à área em que os aviões ficam estacionados no gate para reabastecimento, limpeza, embarque e desembarque de passageiros) para que as aeronaves sejam atendidas no momento certo, com os recursos certos. Entre os benefícios que melhoram a experiência dos passageiros obtidos com o uso desta tecnologia estão maior rapidez no processo de saída de bagagem para as esteiras e a redução nos atrasos e perdas de malas.
Desenvolvido em parceria com a GTP, o Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS, na sigla em inglês) da Zebra para o aeroporto de Congonhas inclui conectividade Wi-Fi, etiquetas GPS da Zebra, antenas de localização, produtos da linha WhereNet e soluções de software - esta combinação de rastreamento com RFID foi criada pela Zebra para atender a aeroportos de todo o mundo.
Com o RTLS, é possível fazer melhor uso dos recursos, reduzindo custos e riscos, graças à geração de dados em tempo real como, por exemplo, sobre o controle de acesso a motoristas dos veículos de serviços, permissões para operar na rampa, rastreamento dos veículos e monitoramento de sua velocidade. Esses dados melhorados são exibidos com indicadores de desempenho aos responsáveis pelas operações, possibilitando um aumento na segurança no trabalho e reduzindo o número de colisões.
“O acesso às áreas restritas era feito manualmente, uma verificação física de cada indivíduo a entrar e a sair, mas agora automatizamos o controle de acesso à rampa. A tecnologia inovadora da Zebra nos traz informações em tempo real sobre localização, velocidade, condição e sobre como cada um dos veículos está se movendo, ajudando a evitar colisões. Além disso, somos alertados imediatamente caso pessoas não autorizadas tenham acesso às áreas de risco”, avalia Lucínio Baptista da Silva, engenheiro da coordenação de serviços técnicos da Infraero.
A solução WhereNet RTLS da Zebra permite leitura a mais de um quilômetro de distância, permitindo que empresas como o Aeroporto de Congonhas rastreiem ativos e pessoal em grandes instalações ou campos de trabalho e, com isso, consigam tomar decisões mais rápidas e mais inteligentes.
“Após identificarmos um dos principais ‘calos’ nas operações do Aeroporto de Congonhas – a identificação de pessoal e a segurança da rampa –, sabíamos que a melhor solução seria a tecnologia da Zebra, tanto por sua reputação quanto pela qualidade superior de seus produtos RFID”, afirma Luiz Araújo, diretor de operações da GTP-EazyComm. Vanderlei Ferreira, gerente geral da Zebra Technologies Brasil, complementa: “Nossas soluções de visibilidade e localização em tempo real otimizam a eficiência do fluxo de trabalho de nossos clientes em todo o mundo. Essa parceria com a Infraero e a GTP incorpora ao Aeroporto de Congonhas uma valiosa solução RTLS que permite identificar e analisar as operações de rampa, resultando em maior eficiência e um ambiente mais seguro para os passageiros.”
Nossa Missão
A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.
Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.