Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

O campo da Saúde do Trabalhador (ST) convoca uma forma distinta da produção de conhecimentos, uma forma de ação engajada nas quais os conhecimentos produzidos devem estar vinculados à transformação das situações e condições de trabalho.

No entanto, grande parte da produção acadêmica no campo restringe-se à produção de diagnósticos, por vezes associando prevalência/incidência de agravos a determinados fatores de risco, ou a análise do funcionamento dos serviços e suas lacunas, tanto organizacionais quanto profissionais, dentre outros temas dominantes.

Como se sabe, o movimento da ST no Brasil surge da articulação entre trabalhadores e agentes do estado e dos serviços, defendendo novas práticas para o enfrentamento dos agravos no trabalho e exigindo uma revisão conceitual para compreensão e superação dos problemas. Esse enfrentamento depende da efetividade das intervenções realizadas, cujo objeto pode ser tanto a formação/capacitação dos trabalhadores, de seus representantes e de profissionais e técnicos, quanto ações direcionadas a mudanças das situações de trabalho para a prevenção de agravos, viabilizadas por meio de ações de vigilância, de fiscalização dos ambientes de trabalho, de acordos coletivos, de ações sindicais e de trabalhadores, do desenvolvimento científico e tecnológico e de outras ações técnicas, institucionais e políticas.

Esse dossiê tem como objeto a intervenção em ST. Ao estudar a intervenção no campo, pretende-se conhecer as abordagens e métodos empregados, os mecanismos utilizados, os atores envolvidos, os arranjos sócio-técnicos colocados em prática pelos profissionais ou pesquisadores ou ainda pelos movimentos dos trabalhadores para construir a prevenção, a eliminação dos agravos ou sua minimização.

Espera-se, para compor esse dossiê, artigos originais de pesquisa, revisões sistemáticas, ensaios e relatos de experiência cujo objeto é a intervenção em ST, seus determinantes, objetos e impactos na busca de melhores condições de trabalho. Para submissão de manuscritos acesse aqui. Prazo para submissão de manuscritos: 30/11/2017.

Todos os manuscritos submetidos deverão atender às instruções da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) e serão avaliados de acordo com o procedimento ali descrito. Leia aqui.

Na submissão dos manuscritos, os autores deverão informar na carta de apresentação tratar-se de trabalho referente ao dossiê temático Intervenção em Saúde do Trabalhador.

Da Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.