Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

A Apaest saúda os 50 anos de existência da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), instituição pioneira na prevenção dos acidentes de trabalho, vinculada ao ministério do Trabalho. A entidade foi criada, em 21 de outubro de 1966, com o objetivo de minimizar os altos acidentes de trabalho que marcavam notadamente as décadas de 1950 e 1960. No início dos anos 1960, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estuda as condições de segurança, saúde e higiene do trabalho no Brasil, culminando na criação da entidade em 1966.

Desde então, suas pesquisas e inúmeras contribuições para a redução e prevenção dos acidentes nos diversos segmentos do trabalho, colocam a Fundacentro como instituição pioneira na área da prevenção dos acidentes do trabalho.

Até meados de 1986, a Fundacentro era a instituição responsável por formar profissionais nos cursos de Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho. Sua atuação permitiu contribuir na elaboração de políticas públicas na área de segurança e saúde no trabalho, bem como na normatização que assegure aos trabalhadores a prevenção dos acidentes de trabalho.

Se existem percalços nesse caminho, o importante é que os profissionais que compõem a Fundação sempre estiveram e estão imbuídos, em sua atuação, de responsabilidade para garantir ambientes de trabalho realmente seguros e que promovam a dignidade do trabalhador e da trabalhadora. A máxima de todo esse trabalho ao longo dos seus 50 anos e, com certeza, no prosseguimento das suas atividades, é de que o trabalho não pode significar morte, mutilação ou doença.

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.