Sociedade desperta para a importância da Engenharia de Segurança

A Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apaest) renovou, neste ano, a sua diretoria. À frente da entidade, até 2016, estará o engenheiro Jorge Santos Reis. Destacando que associação é uma entidade classista voltada para a valorização e o aperfeiçoamento profissional, o dirigente, nesta entrevista, também concedida à revista CIPA, fala dos principais desafios da categoria e dos projetos para os próximos anos.

Principais desafios
Restabelecer, no âmbito do Ministério do Trabalho, a Secretaria de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho para que a fiscalização das condições e meio ambiente de trabalho seja realizada por profissionais legalmente habilitados;

Resgatar o papel da Fundacentro, investindo, no mínimo, 3% da arrecadação do Seguro Acidentes do Trabalho (SAT) pago pelas empresas, como ocorreu nas décadas de 1970 e 1980;

Aperfeiçoar a fiscalização das condições e meio ambiente do trabalho exigindo das autoridades responsáveis o cumprimento da legislação, em especial onde determina que os concursos públicos para auditores fiscais dessa área sejam engenheiros de Segurança do Trabalho; e

Lutar pela aprovação de Projeto de Lei que dispõe sobre a alteração do Capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Projetos
Expandir as ações da Apaest com a implantação, em todo o estado, de núcleos de Engenharia de Segurança;

Promover seminários de valorização profissional e congressos com o intuito de incentivar mudanças e inovações tecnológicas para melhoria das condições e do meio ambiente laboral, considerando as influências dessas ações no ambiente global;

Realizar, periodicamente, o intercâmbio entre os profissionais da área retomando os eventos denominados “Engenharia de Segurança em Debate”.

Valorização profissional
A sociedade só lembra-se da nossa área quando ocorrem tragédias. Recentemente, ocorreu a queda de uma barragem numa mineradora de Minas Gerais, que causou a morte de trabalhadores e danos ao ambiente. Esse acidente evidencia que as ações de Engenharia de Segurança do Trabalho não se restringem ao espaço laboral, uma atuação eficaz dos profissionais permite evitar problemas no entorno e ampliar a proteção a outras áreas da sociedade.

As empresas multinacionais, normalmente, possuem uma estrutura em que a prevenção de acidentes está inserida nos seus sistemas e processos de trabalho, onde a Engenharia de Segurança do Trabalho tem ação preponderante, desde o planejamento até o acompanhamento do processo final.

As pequenas e médias empresas, onde estatisticamente há maior ocorrência de infortúnios laborais, ainda colocam restrições à atuação dos nossos profissionais, entendendo que representam um custo a mais e sem retorno no investimento.

Mercado de trabalho
O mercado é promissor considerando que a sociedade está despertando para a realidade quanto à necessidade da segurança das pessoas, sem confundir com a área patrimonial. Os constantes acidentes em obras, os desabamentos de casas e edifícios, os incêndios, as explosões e outras situações de emergência colocam em evidência que muito há a ser feito em matéria de Engenharia de Segurança.

* Para ler a entrevista do presidente da Apaest à revista CIPA Clique aqui

foto: Rosângela Ribeiro Gil

Jorge 1 editado

Reis observa que a sociedade está despertando para a importância da engenharia de segurança para evitar acidentes e tragédias, como as que ocorreram, recentemente, no País