cabecalhoboletim

Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho - APAEST

Rua Genebra, 25 • CEP 01316-901 • São Paulo • SP • Tel: (11) 3113-2609

Santos, Fevereiro de 2013 - Ano II - Nº 012

Porque o engenheiro de segurança do trabalho deve estar na Apaest

Ele esteve à frente da Apaest – Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho – por dois mandatos. Engenheiros de segurança do trabalho e professor, Celso Atienza, nesta entrevista, faz um balanço do seu trabalho na associação, que terminou em agosto de 2012.

boletim12Como o senhor classifica o seu trabalho à frente da Apaest?
Celso Atienza – Nesse período regularizamos toda parte administrativa, criamos condições financeiras de subsistência, melhoramos os nossos convênios e hoje possuímos patrimônio da própria Apaest. E estamos num momento de crescimento muito bom. Tivemos uma excelente gestão financeira do nosso tesoureiro, o engenheiro Newton Guenaga. Também criamos o conselho de ex-presidentes, que vai ter uma função consultiva, trazendo contribuições importante para definir a linha política da associação.

O que o senhor destacaria como avanço em defesa dos engenheiros de segurança?
Celso Atienza – Estamos lutando pelo aumento das câmaras de engenharia de segurança dentro dos Creas (Conselhos Regionais de Engenharias) foi uma conquista importante onde a Apaest teve importância fundamental, até em orientar conselhos de outros estados na formação dessas câmaras. Já temos de 15 a 16 estados com câmaras de engenharia de segurança formadas. Também estamos trabalhando na mudança do capítulo V da Lei 6.514, no seu artigo 1º. Neste ano, vamos realizar um seminário nacional para tratar da engenharia de segurança no setor público. O que vemos hoje no Brasil é que os avanços estão ocorrendo muito mais na área privada, falta fiscalização por parte do governo.

O que não é correto falar em termos de engenharia de segurança no trabalho?
Celso Atienza – Na verdade, estamos falando de conceitos formados dentro da engenharia. Algumas coisas a sociedade precisa mudar de posição, como priorizar as mortes e aquilo que já aconteceu, e não apresenta e discute propostas para melhorar ou o que deve ser feito para reduzir o número de acidentados, como é que você vai melhorar as condições de trabalho? Você só faz isso com o desenvolvimento da engenharia. Ou se tem engenharia de segurança ou não se tem. Infelizmente, a indústria não chama o engenheiro de segurança para atuar nos projetos. Eu prefiro sempre falar em melhorar as condições e meio ambiente de trabalho. E deveria se comemorar o dia mundial da Melhoria das Condições de Trabalho, e não o das vítimas de acidentes do trabalho como se faz hoje. A nossa concepção é voltada para o desenvolvimento da engenharia e para a melhoria do trabalho. Deve-se fazer uma política preventiva das condições de trabalho para garantir a integridade física dos profissionais.

O engenheiro de segurança no trabalho não é tão valorizado?
Celso Atienza – Eu diria que o empresário não está entendendo a responsabilidade que ele tem. A valorização vem pela consciência empresarial, pela consciência do governo federal, porque ele tem um déficit público na Previdência Social fruto da falta de fiscalização e do descaso com a engenharia de segurança. 60% das despesas da Previdência são com acidentado. É uma assistência social que deve ser feita, claro, mas podemos usar esse recurso na prevenção. O dia em que o empresário perceber que ele pode não ter despesa com acidentados ou ações indenizatórias, aí ele vai começar a valorizar o engenheiro de segurança no trabalho. Não há um descaso, há um desconhecimento e uma falta de responsabilidade inconsciente daqueles que deveriam executar as medidas preventivas.

Por que o engenheiro de segurança deve ser associado da Apaest?
Celso Atienza – A Associação é um meio de atualização do profissional. Ele tem a sua formação na pós-graduação, mas essa área ainda é nova, muda muito, sempre tem normas de segurança novas ou alteradas. Então, o engenheiro precisa se atualizar o tempo todo, e a maneira para isso é estar na Associação, para participar dos nossos seminários, congressos e cursos.

Informativo da Apaest - Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho.
Jornalista: Rosangela Ribeiro Gil (MTb 15971))..........Editoração: Carlos Roberto Cordeiro