Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

cabecalhoboletim

Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho - APAEST

Rua Genebra, 25 • CEP 01316-901 • São Paulo • SP • Tel: (11) 3113-2609

Santos, março de 2012 - Ano I - Nº 007

Seminário - I
Os engenheiros e suas entidades representativas

foto33A Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apaest) e a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) promoveram seminário sobre a importância da Engenharia de Segurança nas negociações salariais e a estrutura sindical da categoria, no dia 1º de fevereiro, na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), na capital paulista.

Celso Atienza, presidente da Apaest, inicialmente fez uma exposição detalhada da estrutura sindical dos engenheiros no Brasil, falando sobre sindicatos, federações, confederações e associações. Quem representa quem, quais os limites de cada entidade na estrutura vertical das categorias profissionais, balizada na Constituição Federal. Explicou, ainda, que os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) têm o papel de fiscalizar o exercício seguro da profissão.

“Mas quem representa e defende os direitos da categoria é o sindicato”, esclareceu para o público presente ao seminário, formado, em grande parte, por estudantes de Engenharia, acrescentando que as dúvidas sobre o exercício da profissão aparecem no dia a dia do trabalho.

Nesse sentido, observa, os engenheiros devem procurar suas entidades representativas para garantir trabalho seguro e decente.

Negociação salarial
O presidente da Apaest discorreu, também, sobre a diferença entre Acordo e Convenção Coletiva de Trabalho. “A Convenção Coletiva se estabelece entre o sindicato de trabalhador e o sindicato patronal. Já o Acordo Coletivo é o que se firma entre o sindicato de trabalhador e uma empresa”, explicou.


Vídeos 

Papel da Confederação

foto30

 

Papel da Federação

foto29

 

Papel do Sindicato

foto28

 

 Transporte

Olha o trem! Ou melhor, cuidado com o trem

As últimas notícias no Brasil e em outros países, como recentemente na Argentina, trouxeram preocupação a um dos modais de transportes mais seguros e até poéticos. O trem hoje “habita” o espaço do medo também. Por isso, conversamos com o engenheiro civil, Paulo Sidnei Ferraz, com mais de 33 anos dedicados ao sistema de transportes do Brasil. Ele também foi chefe do escritório da RFFSA, em Curitiba, de 1997 a 2003.

foto32Primeiramente, explica Paulo Ferraz, é importante esclarecer que a Segurança de Trabalho nas ferrovias tem especificidades que dão uma dimensão maior das responsabilidades, pois acidentes de trabalho não só colocam em risco os empregados, mas também passageiros, moradores ao longo da malha férrea, mananciais de abastecimentos, reservas ambientais, bens de terceiros e o patrimônio público arrendado (locomotivas, vagões, edificações, etc).

O engenheiro explica que a quantidade de desastres ferroviários com vítimas que vêm ocorrendo, tanto no transporte de passageiros quanto de cargas, é um forte sinal de que o sistema ferroviário no Brasil, assim como na Argentina, não vem recebendo os investimentos necessários para aumento da segurança de tráfego.

“Sem manutenção adequada da via férrea, com unidades de tração cada vez mais velhas, vagões sem inspeções preventivas, e sobrecargas de trabalho, tudo isso na contramão do crescimento das demandas o risco cresce a cada dia. Lamentavelmente, a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) promete, mas não divulga o resultado das sindicâncias dos graves acidentes de trens mesmo tratando de concessões públicas e da ameaça à população”.


Video

foto31


Informativo da Apaest - Associação Paulista de Engenheiros de Segurança do Trabalho. 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ...........Site: www.apaest.org.br/portal
Jornalista: Rosangela Ribeiro Gil (MTb 15971))..........Editoração: Carlos Roberto Cordeiro

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.