Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (Crea-GO) sediou, no dia 24 de novembro último, o Encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho de 2017.

* Com informações e foto do Crea-GO

O evento foi realizado pela Associação Goiana de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Agest), com apoio do Crea local, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO), da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Durante o encontro, que reuniu cerca de 30 profissionais, os participantes assistiram à palestra “Atuação das empresas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”, ministrada pela auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), Roberta Roncato; e prestigiaram a posse de parte da diretoria da Associação Ibero-americana de Segurança do Trabalho (Aiest).

O presidente da Agest, Luiz Rosa, ressaltou que 2017 não foi um ano fácil para ninguém, “mas, apesar das dificuldades, tivemos um bom trabalho na Agest. Fizemos alguns eventos e trabalhamos fortemente junto ao Crea, à Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e entidades de nível nacional”. Já Wanderlino Teixeira, presidente em exercício do Crea-GO, destacou participar do evento com grande satisfação, por ser também engenheiro de Segurança do Trabalho. Ele manifestou preocupação quanto ao anteprojeto de Resolução nº 008/2017, do Confea, que discrimina as atividades e competências profissionais do engenheiro de saúde e segurança e insere o título na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema, para efeito de fiscalização do exercício profissional. Para Wanderlino, a proposta, que está em consulta pública no site do Confea até o dia 19 de dezembro é “um horror” e todos devem se manifestar contrários a ela.

O presidente do Senge-GO, Gerson Tertuliano, por sua vez, ressaltou a importância de eventos que discutam assuntos tão importantes, como os ligados à Engenharia de Segurança do Trabalho. “Hoje o trabalhador está passando por situações que eu não imaginaria nem nos piores tempos que já passamos. O que tem sido feito nas Casas de Lei, principalmente com a recente reforma trabalhista, tem causado sérios transtornos aos trabalhadores. As pessoas estão cada vez mais estressadas, sujeitas a diversas doenças, então essa palestra de hoje é bastante oportuna”, explicou.

Já Francisco Machado, fundado da Aiest, falou sobre o seu apreço pela cidade de Goiânia e destacou se tratar de um evento duplo, que, além da palestra, contou também com a posse da diretoria da associação. “O mundo está globalizado e, neste cenário, ou nós nos internacionalizamos, ou ficamos para trás. Por isso a Associação Ibero-americana integra as três Américas – do Sul, Central e do Norte –, mais os países que descobriram o mundo: Portugal e Espanha. E hoje é um dia importante para o Crea-GO, pois dois dos membros da diretoria da Aiest, incluindo seu presidente, são daqui de Goiás, e certamente auxiliarão a Associação a prosperar”, destacou.

>> Mais fotos do evento você confere aqui

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.