Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

A tecnologista da Fundacentro, Patrícia Dias, e o auditor fiscal da Gerência do Trabalho de São Bernardo do Campo, Anildo Passos, organizaram uma reunião, 16 de maio último, na capital paulista, com representantes dos trabalhadores e empregadores de setores que empregam ou manipulam benzeno em seu processo produtivo. O objetivo foi articular a reativação da Comissão Estadual do Benzeno de São Paulo.

Para a comissão ser efetivada, será publicada, em breve, uma Portaria no Diário Oficial da União. Também haverá a indicação de cinco titulares e cinco suplentes por cada Bancada – governo, trabalhadores e empregadores. Na reunião, Ricardo Loretti, do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) Unificado-SP, e Jorge Marini, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), foram escolhidos para levantar, nos próximos 30 dias, com trabalhadores e empregadores, respectivamente, os representantes.

A Comissão Estadual do Benzeno de São Paulo não funciona desde 2014. No entanto, o estado, que possui muitas refinarias e indústrias químicas, conta com Comissões Regionais do Benzeno no ABC, no Litoral (Baixada Santista), em Campinas e em São José dos Campos.

Uma das necessidades apresentadas foi a de que a Comissão Estadual possa levar as demandas regionais para a Comissão Nacional Permanente do Benzeno – CNPBz. Entre as futuras ações, após a formalização, está a discussão da minuta do regimento, que foi discutido pela Comissão anterior.

Os participantes também puderam apresentar algumas preocupações. Na Baixada Santista, houve o relato de que a Usiminas (ex-Cosipa) desativou a coqueria. Isso traz questões como fazer o acompanhamento dos trabalhadores que atuavam no setor e o tratamento que será dado aos resíduos.

Representantes dos trabalhadores apontaram ainda que os trabalhadores terceirizados têm mais dificuldade em receber informação; a necessidade de palestras técnicas dentro das indústrias; o incentivo aos Grupos de Trabalho do Benzeno - GTBs e à participação em fóruns de debates; o estímulo à prevenção; e o reconhecimento da presença do benzeno nos processos de trabalho. Com informações da assessoria de comunicação da Fundacentro.

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.