Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Atento à expansão do agronegócio brasileiro e dedicado à especialização e qualificação profissional, o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), instituição de ensino mantida pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), está lançando o curso de pós-graduação inédito em engenharia de segurança do trabalho com foco na área rural em quatro cidades do interior paulista, além da Capital. O convite para fazer a pós também se estende aos associados da Apaest e a todos os profissionais que querem melhorar a qualificação e se atualizar na área.

O curso lato sensu, previsto para começar em março próximo, terá como diferencial a aplicação de conhecimentos específicos em agricultura junto à grade regular para especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Ou seja, além das disciplinas regulares previstas para que o profissional se especialize e atue em qualquer área da engenharia, o curso de pós-graduação do Isitec também contará com um módulo específico sobre o campo, abordando, por exemplo, as condições de segurança e o meio ambiente do trabalho nas atividades rurais, ampliando as possibilidades de atuação em atividades rurais e no agronegócio.

A coordenação técnica do curso é do professor Celso Atienza, renomado especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Segundo ele, o objetivo é expandir a qualificação dos profissionais para a promoção do agronegócio. “Precisamos de uma agricultura com práticas cada vez mais sustentáveis, executadas por técnicos que tenham a capacidade para acompanhar o avanço tecnológico representado pelo surgimento de novos equipamentos, novos métodos e processos de trabalho. Tivemos a preocupação em formatar um curso que pense em geração de empregos, em sustentabilidade e em criar melhores condições de trabalho”, completou Atienza.

O diretor de Extensão e Pós-graduação do Isitec, Antonio Octaviano, ressalta o protagonismo do instituto na aplicação do curso e as possibilidades de atuação para os profissionais que vierem a se especializar. “É um curso inédito no Brasil e chega à Itapetininga para atender engenheiros e arquitetos dessa cidade que buscam atualizar os seus conhecimentos e, também, daqueles que estão na região de Sorocaba. Além de uma pós-graduação, o curso garante uma nova habilitação profissional, como engenheiro de Segurança do Trabalho, permitindo atuar em uma nova área em adição a sua formação original”, destaca.

Octaviano observa que o Isitec inova ao associar conhecimentos específicos da agricultura ao novo curso, já que essa é uma área de atuação importante e ainda carente de profissionais especializados. “Normalmente, os cursos de segurança no trabalho são voltados para as áreas urbanas e industriais. Esse novo foco proposto sob o aspecto de atuação no campo foi levado em conta para produção, geração de emprego e renda e, ainda, serão considerados os aspectos regionais de cada município onde se dará a pós”, explica, lembrando que o curso foi concebido a partir de entendimentos iniciais com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e seus sindicatos rurais das regiões.

As aulas serão ministradas semanalmente, aos finais de semana, com carga horária de 680 horas e duração de dois anos, nas sedes das delegacias sindicais do Seesp em Campinas, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba (Itapetininga). Informações e inscrições nessas regionais ou no próprio Isitec (www.isitec.edu.br), conforme relação abaixo.

Informações

O curso terá duração de dois anos, com investimento em 24 parcelas mensais no valor de R$ 700. O valor permanecerá o mesmo durante os dois anos do curso. Associados ao Seesp e à Apaest têm 10% de desconto. O mesmo percentual de desconto também será aplicado aos profissionais vinculados ao Sinaenco e ao Sinduscon e aos profissionais registrados e em dia com o pagamento da anuidade junto ao Crea-SP.

Telefones e e-mails das delegacias:

Bauru
Fone: (14) 3224-1970
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Campinas
Fone: (19) 3368-0204
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São José do Rio Preto
Fone: (17) 3232-6299
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sorocaba (Itapetininga)
Fone: (15) 3231-0505
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

São Paulo – na sede do Isitec
Fone: (11) 3254.6850
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.