Compartilhe esse Artigo

Compartilhe com DeliciousCompartilhe com DiggCompartilhe com FacebookCompartilhe com Google PlusCompartilhe com StumbleuponCompartilhe com TechnoratiCompartilhe com TwitterCompartilhe com LinkedIn

Periódico científico da Fundacentro abre chamado de artigos sobre benzeno

Posto gasolina

Os efeitos nocivos à saúde relacionados à exposição ocupacional ao benzeno, substância classificada como carcinógena no Grupo 1 da International Agency for Research on Cancer (IARC), atingem trabalhadores de diversos setores produtivos, dentre eles os trabalhadores envolvidos nos processos da cadeia de distribuição e revenda de combustíveis. Temos um universo distribuído nas cinco regiões do país, com potenciais riscos à saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente, envolvendo questões que vão desde a proteção da saúde individual dos expostos, avaliação e prevenção de riscos ambientais e atenção à população do entorno dos postos de combustíveis. Exigem a adoção de políticas de Saúde do Trabalhador e Segurança do Trabalho e Ambiente no sentido de minimizar e/ou restringir e monitorar essa exposição.

Diante da complexidade envolvida, a expressiva participação de trabalhadores na cadeia produtiva e a constatação do desconhecimento a respeito das condições de saúde e de exposição ao benzeno a que estão submetidos, pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento têm realizado estudos sobre o impacto das exposições e seus efeitos à saúde. Para organizar e divulgar a produção científica destes diferentes segmentos no país, propomos um dossiê temático na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), periódico científico da Fundacentro.

Neste dossiê, pretende-se que os manuscritos tragam contribuições no campo da Epidemiologia, Toxicologia, Clínica, Tecnologias, Organização do Trabalho, Vigilância em Saúde do Trabalhador, dentre outros. O foco central visa agregar novos conhecimentos que integrem saberes interdisciplinares e potencializem a investigação das exposições e dos expostos ao benzeno em ambientes de trabalho, como por exemplo, os postos de combustíveis e em outros processos da cadeia produtiva dos combustíveis, assim como aspectos relacionados aos riscos, à proteção da saúde dos trabalhadores e da população, ao monitoramento da exposição ocupacional e ambiental. 


Para isso, são esperadas contribuições por meio de artigos originais inéditos, de revisão, ensaios, relatos de experiência, comunicações breves, e resenhas, resultantes de diferentes modalidades de atuação (projetos de pesquisa, formação, diagnóstico e intervenção). Os manuscritos devem seguir as normas de publicação descritas em fundacentro.gov.br/rbso/forma-e-preparacao-de-manuscritos.

Todos os manuscritos submetidos serão avaliados de acordo com o processo de julgamento descrito em fundacentro.gov.br/rbso/escopo-e-politica.

As contribuições devem indicar o nome do dossiê temático na página de rosto do manuscrito e ser enviadas para o endereço eletrônico da secretaria da RBSO:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Período para submissão dos manuscritos:
De 15 de março a 15 de junho de 2015.

Boletim

Coleção Monticuco

banner joomla 30 made easy2

Marco Regulatório

Nossa Missão

A APAEST atua na defesa de seus associados, fortalecendo a engenharia de segurança do trabalho, promovendo o desenvolvimento sustentável na comunidade, incluindo a melhoria das condições de trabalho e a preservação do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

Nossa Visão - Promover ambientes de trabalho seguros, utilizando técnicas de engenharia de segurança nos projetos de engenharia.